Cães e gatos necessitam de transfusão de sangue?

Muitas pessoas não sabem, mas os animais, como cães e gatos, também podem necessitar receber transfusão sanguínea, assim como os seres humanos. Algumas ocasiões em que a transfusão se faz necessária são casos de anemias, hemorragias e cirurgias onde haja risco de perda de sangue.

Saiba mais sobre como funciona a transfusão de sangue em pets e em quais casos ela é indicada neste post.

 

Quando o cão ou gato precisa de transfusão de sangue?

A transfusão de sangue em pets pode ser necessária por uma série de razões.

Uma das situações mais comuns é no caso de anemia, que pode ocorrer por decorrência de diversas doenças, como insuficiência renal, doenças do carrapato (micoplasmose, erliquiose etc.), verminoses severas, anemias hemolíticas, leucemias, acidentes graves etc.

Nesses casos, a transfusão é fundamental para salvar o animal, funcionando como suporte de vida para que a medicação faça o seu papel.

Como é feita a transfusão de sangue em cachorros e gatos?

O procedimento de transfusão de sangue em pets é feito por meio de um cateter por onde o sangue do doador é administrado.

O processo costuma ser tranquilo e é monitorado pela equipe veterinária durante todo o tempo, realizando checagens de temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória.

Em cães e gatos também há diferentes tipos sanguíneos, portanto, recomenda-se a realização do teste de compatibilidade antes de cada transfusão.

Onde conseguir bolsas de sangue para cão ou gato? Há algum custo?

Caso seu cão ou gato precise de transfusão de sangue, você deverá buscar um banco de sangue veterinário, onde todos os procedimentos de controle de qualidade sejam realizados, para garantir a qualidade do sangue e a segurança tanto do doador quanto do receptor.

A doação do sangue deve ser voluntária e não remunerada, como acontece em humanos, onde a remuneração é proibida.

Com relação à disponibilização das bolsas de sangue para o receptor, os valores cobrados são taxas de custeio referentes aos insumos, materiais e exames laboratoriais realizados para a seleção do sangue, bem como honorários por serviços médicos veterinários prestados ao doador no momento da doação.

Onde encontrar Banco de Sangue Veterinário em Jundiaí e região?

No Banco de Sangue da Amazoo você encontra bolsas de sangue para cães e gatos, tanto o sangue total quanto os hemocomponentes. A transfusão pode ser realizada na própria Amazoo ou na clínica ou hospital veterinário onde seu pet esteja sendo tratado.

Nosso hemocentro e centro diagnóstico veterinário é certificado pela norma NBR ISO 9001/2015, que atesta que o procedimento é feito com controle de qualidade, em ambiente controlado e com toda a segurança necessária, assim como os utilizados em laboratórios de humanos.

Atuamos desde 2011 na cidade de Jundiaí – SP, e atendemos também as cidades da região, como Cabreúva, Itupeva, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Louveira, Jarinu, Campinas, São Paulo etc.

Como devo solicitar uma bolsa de sangue?

É necessário o encaminhamento do médico veterinário responsável com a discriminação da espécie, peso, do tipo de bolsa (sangue total, plasma, concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas ou crioprecipitado canino), volume necessário, se deseja teste de compatibilidade ou tipagem sanguínea (quando disponível).

Para mais informações, entre em contato conosco.

Contatos Amazoo – Banco de Sangue Veterinário

Tel: (11) 4817-1841 – Whatsapp: (11) 97098-2181

Endereço: Rua Alfredo Cecchi, nº 26, Cidade Santos Dumont – Jundiaí – SP

Horário de funcionamento: de segunda a sábado – das 8h às 18h

Facebook: https://www.facebook.com/bancodesangueamazo/

Instagram: https://www.instagram.com/bancodesangueamazoo/

Responsável Técnico: Adriano Bauer Costa da Silva – Médico Veterinário – CRMV-SP 17733