Banco de Sangue
Veterinário

O banco de sangue iniciou suas atividades em novembro de 2011 e contamos com o apoio de tutores de cães e gatos, que estão aptos para doar sangue e ajudar a salvar vidas.
A doação de sangue é um ato de generosidade, altruísta, onde o tutor do animal concede que o mesmo doe uma pequena parte de seu sangue para outros que necessitem. Uma doação pode se transformar em 2, 3 ou até 4 hemocomponentes, portanto beneficiando até 4 outros animais.
Orientações
A doação de sangue é um ato voluntário, onde o tutor do animal concede que o mesmo doe uma pequena parte de seu sangue para outros que necessitem. Uma doação pode se transformar em 2, 3 ou até 4 hemocomponentes, podendo salvar até 4 outras vidas.
Este ato de amor é muito importante para vários animais que são vítimas de acidentes, doenças infecciosas ou crônicas.
A doação é um processo rápido e seguro, e consiste nas seguintes etapas:
- Seleção do doador
Através de um questionário respondido pelo proprietário,o médico veterinário avalia o estado de saúde do animal. Cães devem ter no minimo 25kg e gatos no mínimo 4kg, ter entre 1 e 8 anos, serem saudáveis, dóceis e terem as suas vacinas e vermifugação em dia.
- Cadastro e inclusão do doador no nosso banco de dados
- Triagem clínica
- Aferição dos sinais vitais como temperatura, batimentos cardíacos e respiração
- Peso e condições do pêlo e orelhas
- Coleta de amostra de sangue para exames
Para cães: Hemograma, ALT (triagem função hepática), Creatinina (triagem função renal), Sorologias para Dirofilariose, Doença de Lyme, Leishmaniose, Erlichia e Anaplasma.
Para Gatos: Hemograma, Gama GT (triagem função hepática), Creatinina (triagem função renal) e sorologias para FIV (AIDS felina), FELV (leucemia felina).
- Procedimento de colheita de sangue
- Certificado pela NBR ISO 9001/2015
- Coleta de doadores após triagem
- Tecnologia e controle de qualidade idênticas aos humanos
- Ambiente Controlado
