Hemocomponentes – Quais as indicações terapêuticas das bolsas de CH e CP?
A transfusão de sangue em cães e gatos tem se tornado cada vez mais comum por ser um procedimento essencial para salvar a vida desses animais. Porém, essa técnica deve ser feita com cuidado e da maneira correta para que seja eficaz.
Além da bolsa de Sangue Total, a transfusão poderá ser feita com hemocomponentes, obtidos após o processo de centrifugação do sangue total. Em algumas situações, a aplicação de hemocomponentes específicos é o procedimento mais indicado e que apresenta menor riscos de acontecer reações transfusionais.
A decisão sobre qual tipo de hemocomponente será usado na transfusão dependerá da indicação do médico veterinário após análise de cada caso em particular. Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos abaixo as principais situações de indicações de uso da bolsa de Concentrado de Hemácias e da bolsa de Concentrado de Plaquetas.
Bolsa de Concentrado de Hemácias (CH)
A transfusão de Concentrado de Hemácias (CH) tem como indicação terapêutica principal a melhora da oxigenação dos tecidos do organismo.
Assim, ela é indicada para tratar casos de anemia:
– Anemia aguda: para aliviar sintomas de descompensação clínica relacionados com a perda de sangue.
– Anemia crônica: para aliviar sintomas relacionados com a diminuição do volume de hemácias, quando outras intervenções terapêuticas foram insuficientes.
Um exemplo de utilização do Concentrado de Hemácias é no caso de cães com erliquiose, quando essa doença leva à destruição de hemácias e plaquetas, o que causa anemia e trombocitopenia, o animal irá precisar de glóbulos vermelhos ou hemácias, também chamadas de eritrócitos.
Bolsa de Concentrado de Plaquetas (CP)
O Concentrado de Plaquetas é produzido a partir da centrifugação do sangue total, retirando-se as hemácias e a maior parte do plasma.
As principais indicações da Bolsa de CP para transfusão de sangue são:
– Reduzir sangramento ativo por trombocitopenia (doenças infecciosas, imunomediadas, neoplasias, alterações de medula óssea, leucemia, anemia aplásica, esplenomegalia, etc)
– Prevenção de hemorragia antes ou durante procedimentos cirúrgicos, principalmente em pacientes com contagem de plaquetas diminuída.
– Tratamento de quadro hemorrágico associado a quantidade insuficiente de plaquetas ou disfunção plaquetária.
Importante!
Esses são apenas alguns exemplos de utilização da referida bolsa a título orientativo. Salientamos que a avaliação e indicação da transfusão deve ser feita exclusivamente pelo médico veterinário responsável pelo animal, levando em consideração vários fatores (como a avaliação do estado clínico e histórico do paciente). Caso necessário, solicitar avaliação de um médico hematologista.
Para falar com a equipe do Banco de Sangue Veterinário Amazoo, entre em contato pelos números:
📱 Whatsapp: (11) 94268-0670
📞Telefone: (11) 4817-1841 / 4807-3005