Entre os exames realizados no laboratório de análises clínicas, o de urina está entre os mais comuns. Isso porque, além de ser um exame simples e fácil de coletar, ele fornece dados importantes não apenas sobre doenças do trato urinário e genital (rins, bexiga, uretra), como também sobre doenças sistêmicas (hepáticas, diabetes, dentre outras).
Existem dois tipos de exame de urina, mais comumente pedidos, que podem ser feitos em cães e gatos e outros animais: a Urina Tipo 1 e a Urocultura.
URINA TIPO I
A Urina tipo 1 ou Urianálise é um exame rápido, eficiente e de baixo custo que oferece informações valiosas sobre o organismo do animal como um todo, ajudando na detecção precoce de doenças.
Esse exame engloba a análise macroscópica físico-química da urina e o exame microscópico do sedimento urinário dos animais, que avaliam:
- Exame físico: volume, cor, odor, aspecto e densidade da urina;
- Exame químico: detecta e mensura a concentração de várias substâncias na urina;
- Análise de sedimento urinário: faz a identificação das células, cilindros, microrganismos, cristais, dentre outros presentes na urina.
UROCULTURA
A Urocultura, Urinocultura ou Cultura da Urina é um exame bacteriológico, ou seja, que visa identificar infecções bacterianas no trato urinário.
Caso seja detectada presença significativa de colônias de bactérias na amostra, será processada a identificação da mesma e realizado o antibiograma com o antibiótico mais apropriado contra ela.
Como é feita a coleta da urina em cães e gatos?
Há três formas de coleta da urina para realização de exames:
- Sondagem uretral: realizado por um médico veterinário, através da introdução de uma sonda pela uretra do animal até a bexiga e aspiração da urina. É um procedimento mais comum em cães machos e raro em cadelas e gatos por conta das dificuldades anatômicas que oferecem.
- Cistocentese: também realizado por um veterinário, nesse procedimento a urina é coletada através da punção por uma agulha e seringa diretamente na bexiga do animal, guiada pela imagem do ultrassom. É um método seguro e indolor, o mais indicado para gatos e para a cultura da urina, e contraindicado para animais muito agitados e casos de cistite enfisematosa e neoplasia.
- Micção espontânea: coleta que pode ser realizada pelo tutor em casa com frasco universal (adquirido na farmácia ou no laboratório), através do jato de urina posicionando o frasco quando o animal for urinar.
Orientações importantes para exames de urina – Amazoo:
– A urina não deve ser recolhida do chão, principalmente de quintais ou áreas externas. E também não deve ser aspirada de tapetes higiênicos.
– Após a coleta, a urina deve ser mantida refrigerada e encaminhada rapidamente ao laboratório a fim de que não perca suas características fundamentais e comprometa a qualidade do exame.
– Nos exames de urina devem ser informados o modo de coleta e ter um volume desejado de 10 mL, porém, caso não seja possível, limitar os exames a serem realizados ou definir as prioridades.
Urina Tipo I
Coleta: Frasco coletor urina fresca – volume ideal 10 mL
Armazenagem: Refrigerado e enviar no mesmo dia ao laboratório
Resultado: 1 dia útil
Urocultura
Coleta: Frasco coletor estéril urina fresca
Armazenagem: Refrigerado
Resultado: 7 dias úteis
ATENÇÃO:
– Para agendamento de qualquer exame laboratorial, é necessária a apresentação da solicitação do médico veterinário responsável pelo animal detalhada, assinada e carimbada.
– Caso haja a necessidade de algum preparo específico, como por exemplo, jejum alimentar, as orientações serão informadas pelo laboratório durante o agendamento.
Contatos Laboratório Veterinário Amazoo:
Tel: (11) 4817-1841 – Whatsapp: (11) 94268-0670
Endereço: Rua Alfredo Cecchi, nº 26, Cidade Santos Dumont – Jundiaí – SP
Horário de funcionamento: de segunda a sábado – das 8h às 18h
Facebook/Instagram: @bancodesangueamazoo
Responsável Técnico: Adriano Bauer Costa da Silva – Médico Veterinário – CRMV-SP 17733