Hemoterapia em cães e gatos 

A medicina transfusional veterinária, ou seja, a realização de transfusões de sangue em cães e gatos, é uma terapia intravenosa que pode trazer diversos benefícios a animais doentes. Dentre suas aplicações, a hemoterapia é utilizada no tratamento de doenças, como anemias, trombocitopenias, doenças infecciosas etc.

Isso porque a transfusão sanguínea pode ajudar a repor a imunidade, melhorar a hemostasia, aumentar a capacidade de transporte de oxigênio, promovendo melhora no quadro clínico do paciente. A transfusão em si não cura o animal, mas oferece um complemento ao tratamento ao qual ele está sendo submetido, fornecendo um auxílio para que seu organismo possa se fortalecer e responder melhor ao tratamento.

 

Quais são os tipos de bolsa de sangue e hemocomponentes? 

A transfusão de sangue pode ser feita com vários tipos de bolsas de sangue, de acordo com o que for mais indicado para aquele caso específico. 

O sangue coletado do animal doador pode ser armazenado como sangue total ou pode ser fracionado em hemocomponentes. O Sangue Total (ST) é aquele que não foi fracionado em vários produtos, e os hemoderivados são os produtos obtidos através da centrifugação e separação do Sangue Total, dando origem aos seguintes hemocomponentes: Concentrado de Hemácias (CH), Plasma Fresco Congelado (PFC), Concentrado de Plaquetas (CP) e Crioprecipitado (CRIO). 

 

Sangue Total Fresco e Sangue Total Refrigerado 

Existem dois tipos de Bolsas de Sangue Total: o Sangue Total Fresco e o Sangue Total Refrigerado (Estocado). 

∙ Sangue Total Fresco: o Sangue Total é considerado fresco até 8 horas após a coleta e em temperatura ambiente (de 20 a 24ºC); ele contém hemácias, plaquetas, leucócitos, fatores de coagulação e proteínas séricas e outras substâncias.  

∙ Sangue Total Refrigerado: após 8h da coleta, o sangue total deve ser mantido refrigerado (de 2 a 6ºC) e permanece viável por 30 dias quando mantido em CPDA-1, passando a ser chamado de Sangue Total Estocado. Com relação à sua composição, após 2 a 4 horas de refrigeração, as plaquetas não estão mais viáveis e nem fatores de coagulação lábeis.  

Tanto o Sangue Total Fresco como o Sangue Total Refrigerado proporcionam a expansão do volume sanguíneo, aumento da capacidade de transporte de oxigênio e fornecimento de proteínas e fatores estáveis de coagulação. 

 

Indicações – Quando e como usar a Bolsa de Sangue Total? 

Tanto a bolsa de Sangue Total Fresco como a bolsa de Sangue Total Estocado têm como principal indicação a hemorragia aguda, com a finalidade de repor as hemácias e restabelecer a volemia.

 Assim, a Bolsa de Sangue Total é indicada para tratar: 

– Anemia Hipovolêmica 

– Anemia com alterações hemostáticas (Trombocitopenia e Coagulopatia), quando Sangue Total Fresco

– Hemorragias ativas graves 

– Doenças autoimunes 

– Reposição de sangue perdido em cirurgias e acidentes

A administração do Sangue Total deve ser feita em até 4 horas, para diminuir o risco de contaminação e colonização bacteriana. A velocidade de administração recomendada é bem lento na primeira hora de transfusão em pacientes normovolêmicos. Já em pacientes cardiopatas ou nefropatas, o cuidado deve ser maior por conta do risco de sobrecarga circulatória.

 

Reações Transfusionais e contra-indicações 

Embora a transfusão sanguínea seja considerada como uma terapia capaz de salvar vidas, ela pode resultar em reações transfusionais que poderão causar até a morte do animal, mesmo com a realização do teste de compatibilidade e da tipagem sanguínea. 

Uma das formas de reduzir as chances de reações adversas é limitar a transfusão ao componente sanguíneo que o paciente precisa, reduzindo sua exposição a antígenos estranhos. Por isso, o médico veterinário que solicitou a transfusão deve escolher cuidadosamente o hemocomponente a ser administrado. 

 

Onde encontrar Bolsa de Sangue Total em Jundiaí e região? 

O Banco de Sangue Veterinário Amazoo possui um hemocentro com estrutura para disponibilização das Bolsas de Sangue (Total ou Hemocomponentes) aos veterinários, bem como para realização das transfusões no próprio local. 

Todas as nossas bolsas são obtidas através de procedimentos seguros, em ambiente controlado, atestadas por exames laboratoriais realizados em nosso centro de diagnóstico com qualidade acreditada pela norma ISO 9001/2015. 

Contamos com uma equipe capacitada, oferecendo todo o auxílio para que o médico veterinário possa realizar a transfusão em sua clínica se assim o desejar. 

Fale com nossa equipe e saiba mais!

 

Amazoo – Banco de Sangue Veterinário 

Tel: (11) 4817-1841 – Whatsapp: (11) 94268-0670 

Endereço: Rua Alfredo Cecchi, nº 26, Cidade Santos Dumont – Jundiaí – SP 

Horário de funcionamento: de segunda a sábado – das 8h às 18h

Facebook/Instagram: @bancodesangueamazoo 

Responsável Técnico: Adriano Bauer Costa da Silva – Médico Veterinário – CRMV-SP 17733